Total de visualizações de página

domingo, 9 de outubro de 2011

Desvendando as calorias!!!!

Amigos leitores,

Vamos iniciar o tema de hoje entendendo alguns conceitos termodinâmicos relacionados a caloria. 
Caloria é uma das unidades utilizadas para expressar a quantidade de energia contida em determinado material, no caso mais conhecido por nós, a dos alimentos. No Sistema Internacional (SI), a unidade para energia é o Joule (J), sendo que 1 cal = 4,158 joules. Assim, o que nos faz ganhar uns quilos a mais é o excesso de energia estocada na forma de gordura, principalmente na região do abdomêm por ser o local mais próximo do trato digestivo. No corpo humano a relação de perda e ganho de peso corporal é de a cada 3.500 calorias = 500g de gordura. Portanto, para se perder 1Kg devemos queimar ou deixar de ingerir 7.000 calorias! 
Voltando a energia, o seu significado na química pode ser descrito pela teoria da relatividade (não entrarei neste quesito, pois é extenso e muito complexo), basta nos saber que é uma medida da capacidade de realizar trabalho, e trabalho é realizado pela aplicação de uma força que gera um deslocamento. Assim, fica simples entender que o corpo necessita de energia para suas funções vitais e para qualquer atividade que realizamos. A cada batimento cardíaco é utilizado 1 Joule, ou aproximadamente 0,24 cal . Quanto maior for a energia de um alimento, maior será a sua capacidade de gerar trabalho. 
Na biologia, há uma área onde se estuda as reações químicas nos organismos vivos chamada de bioquímica. Um bom exemplo a ser dado é da oxidação da glicose (açúcar), na seguinte reação:
C6H12O6(s) + 6O2(g) -> 6CO2(g) + 6H2O(l)
E para cada 180,15g de glicose que reagem com o oxigênio são liberados 2799 kJ, energia suficiente para elevar a temperatura de 80 L de água (massa aproximada de um corpo humano adulto) em mais de 8 graus Celsius!!
Mas como se define a quantidade de energia em calorias para um alimento??  Hum, está é uma pergunta frequente para os aficcionados em dietas. A caloria é definida em termos de calor, ou seja, quanto calor é necessário para se elevar a temperatura de meio litro de água em 0,11 graus Celsius. Antigamente, para se descobrir a quantidade de energia em calorias de um alimento, o mesmo era queimado em um recipiente contendo oxigênio e mergulhado em água, e avaliava-se o aumento da temperatura da água em um aparelho chamado de calorímetro. Mas, a quantidade de energia liberada na queima de uma fatia de pizza em oxigênio é a mesma ao ser metabolizada pelo corpo? SIM!! Porém, por mecanismos diferentes, o corpo libera mais devagar do que a combustão. Em geral para cada 1g de gordura ingerida recebemos 9 calorias, para cada 1g de carboidrato ou proteína recebemos 4 calorias. Em termos de TMB - taxa de metabolismo basal - que representa a quantidade necessária para que o organismo exerça as suas funções vitais, utilizamos cerca de 1 caloria por hora para cada quilo de peso. Então coma menos gordura para perder mais gordura!!!

Referências
Atkins, Peter e Jones, Loretta - Princípios de Química 3 Edição Ed. Bookman
Ball, David W. - Temodinâmica V.1 Ed. Thomson
Wolke, Robert L. - O que Einstein disse a seu cozinheiro Ed. Zahar
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário